Objetivos definidos pode ajudar na definição dos rumos

Categorias: Artigos

Objetivos definidos pode ajudar na definição dos rumos

 

Frequentemente, os pais se perguntam o que podem fazer para motivar seus filhos aos estudos. Porém, dúvidas sobre o que realmente motiva o ser humano a desenvolver atividades na vida pessoal e profissional são frequentes, independente da idade em que se encontra.

Para ajudar nessas respostas, podemos começar a refletir se algumas condições importantes estão sendo atendidas. Dentre elas estão:

  • Sentir-se capaz e eficaz na interação com o contexto em que se encontra de maneira a exercitar habilidades e competências, aprendendo e aperfeiçoando essas habilidades;
  • Sentir-se bem e integrado com os outros, pertencendo a um grupo, organização ou comunidade;
  • Sentir-se responsável por ter objetivos claros para então definir o que precisa ser feito.

Tendo esses aspectos em um nível satisfatório, é possível ajudar os alunos a direcionarem o pensamento para se visualizarem no futuro, fazendo com que eles pensem em sonhos e desejos. Estes, por sua vez, são capazes de motivar o ser humano a fazer o que é necessário para realizá-los, pois oferece ao jovem a possibilidade de demonstrar e colocar em prática suas capacidades e potencialidades.

Por isso, a motivação para atingir o sucesso pode estar no desafio emocionante de criar metas e ideais próprios, colocando em prática ações que proporcionam a concretização da realidade escolhida.

Deixe uma resposta